Segurança Rodoviária: como evitar o superaquecimento do sistema de freio dos caminhões

No trânsito, o perfeito funcionamento dos freios é o que promove a segurança.  

Um sistema de frenagem bem mantido pode ser a diferença entre evitar um acidente ou se envolver em um. Por isso, trouxemos informações importantes para evitar o superaquecimento de um dos principais sistemas do veículo. 

Continue conosco e evite riscos!  

Superaquecimento do sistema de freio: o que é?  Quais são as causas?  

O superaquecimento do sistema de freio ocorre quando os componentes do freio atingem temperaturas extremamente altas durante o uso, comprometendo a eficiência e funcionamento do veículo. 

Segundo a ALAPA (Associação Latino-Americana de Pneus e Aros), o superaquecimento pode ser provocado por causas operacionais ou de manutenção. Entre as causas operacionais mais comuns estão o transporte com carga excessiva e a frenagem prolongada ou intensa. Já no caso da manutenção, está a regulagem dos freios, inspeções irregulares e manutenção inadequada. 

Além dessas causas, o trajeto contínuo em regiões íngremes e montanhosas, e as frenagens bruscas podem facilitar o superaquecimento do sistema de frenagem.  

Cuidados: como evitar o superaquecimento dos freios? 

O superaquecimento dos freios pode causar acidentes que põem em risco o condutor do veículo e demais condutores que estejam utilizando as vias, pois, além de dificultar a frenagem, o superaquecimento pode causar incêndios. 

Para evitar esses riscos, siga estas orientações: 

1 – Realize manutenções periódicas preventivas e preditivas. Elas auxiliam na identificação e correção de problemas.
2 – Faça, sempre que necessário, a troca de pastilhas e discos de freio, e mantenha o fluído de freio em níveis adequados.  
3 – Evite forçar a frenagem do veículo. Reduza a marcha para o desacelerar.  
4 – Não sobrecarregue o veículo. Carregue apenas o quanto o seu caminhão suporta. Aqui na VIPE, realizamos o controle rigoroso do peso das cargas, mantendo a segurança das nossas operações e a conformidade com a fiscalização.  
5 – Acompanhe a temperatura dos freios. 

A segurança no trânsito depende de múltiplos fatores, mas garantir que o sistema de frenagem esteja sempre em condições ideais é uma das melhores formas de proteger não apenas a sua vida, mas também a dos outros motoristas e pedestres. 

A VIPE promove segurança em cada km  

Na VIPE, a segurança está sempre em primeiro lugar em todas as nossas operações. 

Nos orgulhamos de promover um ambiente seguro para nossos motoristas e para as cargas que transportamos, por isso, nos empenhamos em capacitar nossa equipe para reconhecer e agir adequadamente diante de um problema no veículo. 

Além disso, mantemos a revisão dos nossos veículos sempre em dia, realizamos o desenho de rotas lógicas e a fiscalização das condições da carga e do veículo, porque sabemos que segurança é a base de um transporte eficiente e responsável. 

Conheça mais sobre as nossas iniciativas e serviços acessando nosso site ou acompanhando nossas redes sociais.    

Seja o primeiro a descobrir nossas novidades


Compartilhe