Dia de Combate ao Alcoolismo: Álcool e direção não se misturam

Álcool e direção são coisas que não combinam. 

Nos últimos anos a taxa de sinistros ocasionados por embriaguez no volante atingiu a margem de  3911 casos, segundo dados da Polícia Federal.  

Isso significa que, mesmo com tantas campanhas de orientação e penalidades cada vez mais duras, ainda existem condutores que decidem beber e dirigir. 

Neste mês que conscientiza sobre o combate ao alcoolismo, a VIPE preparou um conteúdo que reforça a importância de dirigir sempre com responsabilidade. 

Continue lendo para saber mais.  

Qual a influência do álcool na direção? 

O álcool afeta diretamente o sistema nervoso central, prejudicando funções essenciais para uma direção segura. Entre os principais efeitos, estão a redução dos reflexos, a diminuição da coordenação motora, a alteração na visão e o excesso de confiança, que faz com que o condutor tome atitudes totalmente imprudentes.

Combinados, esses fatores tornam o álcool um verdadeiro inimigo da direção segura. Mesmo em pequenas quantidades, a bebida alcoólica pode comprometer as habilidades do motorista, mostrando que  quando se trata de segurança no trânsito, não há espaço para a negligência. 

Qual a penalidade legal para quem dirige sob efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas

No Brasil, dirigir sob o efeito de álcool ou de outras substâncias psicoativas é crime e infração gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A Lei nº 11.705/2008, conhecida como Lei Seca, estabelece tolerância zero para o consumo de álcool antes de dirigir. Veja as principais penalidades aplicadas:

  • Multa: O condutor flagrado com qualquer teor de álcool no sangue recebe uma multa de R$2.934,70, podendo dobrar em caso de reincidência em 12 meses.
  • Suspensão da CNH: A carteira de habilitação é suspensa por 12 meses, impedindo o motorista de conduzir qualquer veículo durante esse período.
  • Recolhimento do veículo: Dependendo da situação, o veículo pode ser apreendido pelas autoridades de trânsito.
  • Prisão: Se o motorista for flagrado com concentração igual ou superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido ou causar acidentes, pode ser preso, com pena de seis meses a três anos.

Além disso, os efeitos das penalidades vão muito além do âmbito legal, podendo afetar a reputação do condutor, sua vida profissional e, em casos mais graves, causar danos a vidas de outras pessoas. Portanto, se for dirigir não beba.  

Conclusão: Ser responsável no trânsito também é um dos nossos pilares essenciais

Somos especialistas no transporte de grãos essenciais para a produção de algumas bebidas alcoólicas e não compactuamos de forma alguma com a direção sob influência de álcool. Aqui na VIPE, todos os nossos veículos e frotas são monitorados para garantir segurança ao condutor e aos outros usuários da via, pois  não só transportamos com segurança, mas também promovemos conscientização, que faz parte de cada uma das nossas rotas.  

Acreditamos que a segurança no trânsito começa com escolhas conscientes, por isso, seja responsável, respeite os limites e, acima de tudo, valorize a sua vida e a de todos ao seu redor. Afinal, álcool e direção não se misturam, e nunca valerá a pena arriscar.

Seja o primeiro a descobrir nossas novidades


Compartilhe